The Adventures of a Trailing Spouse

Wednesday, October 24, 2007

O A380

Na quinta feira vai acontecer o primeiro voo do A 380, o Air Bus enorme de 2 andares que foi encomendado por varias companhias mas a primeira a receber foi a Singapore Airlines. Caberiam ate 550 pessoas no aviao, mas cada empresa aerea faz a configuracao interna que deseja, nos avioes da SIA vao ter 471 passageiros : 399 na economica, 60 na business e 12 em suites privadas de primeira classe. Sao camas de verdade em quartinhos com paredes e porta. Inclusive 2 suites sao com camas de casal. Quatro pilotos vao em cada voo, alem de 31 comissarios.

Se calcula que nos proximos 20 anos o trafego aereo vai triplicar nos aeroportos mais movimentados do mundo como Heathrow em Londres e Narita em Tokio. Aqui os voos estao sempre lotados. Dai a razao da necessidade de avioes maiores.

Para este voo inaugural, foi escolhida a rota Cingapura-Sidney e os tickets foram vendidos em leilao beneficente. Cada pessoa pagou U$ 560 pela economica ou U$ 100.000 por 2 suites de primeira classe so de ida. Foram convidados 2 chefs, um de Cingapura e outro da Australia para criar o menu especial da viagem. Sera servido champagne durante todo o voo para todos.

O aeroporto daqui ja esta preparadissimo para esse aviaozao. Existem 2 terminais enormes funcionando a todo vapor, mas o terceiro esta sendo inaugurado em janeiro. Foram gastos mais de 40 milhoes de dolares. A pista do aeroporto ja tem 4000 metros de comprimento - o suficiente para esse aviao e 60 metros de largura necessarios para taxiar. Novas esteiras de bagagem foram criadas com 90 metros ao inves dos 70 metros usuais. O aeroporto promete que a primeira mala vai chegar a esteira em 12 minutos e a ultima em 25 a 29 minutes apos o pouso. Normalmente aqui eles usam 2 tuneis para os passageiros entrarem nos avioes, este novo usara 3. Caso contrario, o tempo de embarque e desembarque iria aumentar muito. Tambem estao preocupados que o tempo para fazer o check-in de todos os passageiros nao aumente. Aqui se pode chegar ao aeroporto 1 h antes do voo tranquilamente, nao ha filas grandes nunca.

Li em jornais brasileiros hoje que varios aeroportos brasileiros vao ser adaptados para receber esses novos avioes comecando por Cumbica e que tudo eh muito simples e ficara pronto em 2 meses. Tomara que seja facil assim.

Conhecendo Cingapura, acho que as coisas vao funcionar. Se nao acontecer de imediato, eles vao sentar pra resolver como fazer diferente. Todas as vezes que pousamos aqui, tudo eh muito rapido e organizado. A imigracao eh rapida. Quando chegamos a esteira, as malas ja estao la ou chegam logo.

O servico nos voos da Singapore Airlines eh impecavel. Os comissarias sorridentes todo o tempo. Ate o uniforme delas eh super estiloso. Tanto que todas as expats compram um modelo. Tem em 3 cores, dependendo se eh comissaria, chefe de cabine ou supervisora. O meu preferido eh o azul que eh da comissaria normal (e ja tenho ele, eh claro). Tambem eh comum meninas asiaticas pequenas embarcarem vestidinhas iguais a elas. Elas sao como um simbolo, todas sao asiaticas e em geral bem bonitas. Mesmo nos voos longos de 19 horas como daqui a NY, os banheiros continuam limpos e perfumados. Eh dificil de acreditar, mas eh verdade. Elas limpam o banheiro o tempo todo. Tem orquideas por todo aviao. Uma vez, nao aceitei café da manha num voo porque ainda era muito cedo. Pedi um café pequeno (cafe, pao quente e suco) quando o aviao ja estava descendo e ela me trouxe 20 minutos antes do pouso. Ai o Sergio acordou, viu e pediu tambem e ela trouxe 15 minutos antes - e nos estavamos na economica.

Por isso, quando se pergunta a um estrangeiro de visita ou que mora aqui as coisas que mais gostou, ou que gosta e vai ter saudades, sempre estao na lista o Changi Airport e a Singapore Airlines.

Foto antiga da nossa primeira viagem a Cingapura (quando viemos conhecer e aceitar morar aqui) em novembro de 2005. So pra voces verem o uniforme das aeromocas. A saia eh longa, mas tem essa abertura de um dos lados pra facilitar o movimento.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home