The Adventures of a Trailing Spouse

Sunday, September 16, 2007

Aniversario I

Tem quem escolha bolo de homem aranha ou de princesas... Perguntando a Suzane (minha ajudante domestica) na frente de umas amigas: Mandei colocar um enfeite no bolo, uma coisa que eu gosto muito, o que voce acha que eh ? Ela disse sem pensar : Shoes or Havaianas !

Eu nao comemorava aniversario com muita gente desde os 40 anos que foram em Porto Rico com uma festa na minha casa, a beira da piscina. A Zeze fez bobo de camarao, foram umas 50 pessoas, chamei uma banda brasileira pra tocar e o pessoal se acabou de dancar e de tomar caipirinha. De la pra ca foram so comemoracoes pequenas. Nao que eu esteja fazendo 50, que fique claro, sao so 47 por enquanto... Mas eu conheco tanta gente legal aqui que deu vontade de fazer algo maior. E o Sergio me deu corda para fazer a noite incluindo os homens.

Eu ia chamar buffet, mas uma amiga muito querida chamada Miriam que cozinha muuuito bem me disse, nao topa nos mesmas fazermos tudo ? Topei na hora porque achei que ia ser muito mais divertido e eu tinha total confianca nela. A Miriam sempre teve paixao por culinaria, escolheu fazer faculdade de Nutricao porque naquela epoca era o que mais se aproximava de comida. Ninguem fazia curso de chef ou coisa parecida. Ela trabalhou em cozinhas de varias empresas ate virar mulher de expat que nem eu. Ai morou um tempo na Alemanha e varios anos na Italia entre Modena e Milao. Foi quando morava em Modena que ela pegava o trem pra Florenca pro fazer o Cordon Bleu, mas ela ja foi aceita no curso de pos para chefs.

Ela perguntou o que eu achava de fazer um jantar todo italiano, eu adorei porque eh a minha comida preferida. Ha 2 semanas que estamos trabalhando. Primeiro a pesquisa dos ingredientes, depois rodamos por varios mercados, delis e feiras, pensamos na decoracao. Ai vieram as compras em varios lugares.

Todos os passos foram organizados, comecamos a cozinhar na segunda : a sardela, como aquela servida na entrada da Familia Manccini em Sao Paulo. Depois cozinhamos na quarta, sexta e sabado. Tivemos outras ajudas, a Patricia e a outra Miriam. No dia, varias amigas entraram na cozinha pra ajudar. Cansou, mas valeu a pena. Ficou tudo maravilhoso. As massas entao, nem se fala, estavam divinas, dificil encontrar igual em restaurante. E eu aprendi muito de cozinha nesses dias.

Meus filhos tambem colaboraram, Ana Luisa fez as bandeiras da Italia e foi ao mercado pra comprar umas coisas e o Gabriel imprimiu o menu.


Aqui eh o que chamam de jardim de inverno da minha casa, a area eh coberta, exceto aonde estao essas palmeiras que vao ate o segundo andar. Pedi ao jardineiro pra me trazer 6 vasos com orquideas brancas bem grandes- eh a flor de Cingapura e podem acreditar, mais barata que margarida no Brasil. Coloquei mais de 30 velas espalhadas pela casa, varias entre as flores e umas esculturas mexicanas e asiaticas que tenho perto das plantas.

Atras eh a sala de jantar e o living eh a direita. Como nos iamos usar todos esses ambientes (dentro e fora) e eram quase 50 pessoas, alem de nao ia ter nenhum convidado asiatico (os que tem carinha na verdade sao brasileiros paulistas descendentes de japoneses ou chineses), pela primeira vez usamos sapato em casa.

Explico : Como eu ja disse, asiaticos jamais entram de sapato em casa, eh uma heresia. Nossa casa eh o nosso templo. Aqui tambem nao se entra de sapato nos spas, na sala de manicure, as vezes em cabines de provas de roupa (no Japao). E a etiqueta manda que se eu estou de sapato recebendo gente na minha casa e chega um convidado asiatico que tira os sapatos, eu tenho que tirar os meus tambem. Nao importa que o traje seja ate black tie.

Quase todos eram basileiros a nao ser varios maridos de amigas, tinha alguns alemaes, um ingles, um holandes e um frances.


Montamos essa mesa la fora no jardim de inverno para as entradas. No pote branco, esta a sardela. E ao lado, o menu.
Evelyn, reconheceu a cesta aonde estao os paes ? Ela me deu no Brasil com coisinhas gostosas dentro e eu trouxe a cesta pra ca.

A Andrea e o marido Serge que eh frances.


Edna e Patricia. Falando nisso, a Patricia me deu um cartao tao lindo, mas tao lindo...

Elas dando duro na cozinha

Ate que eh bom poder botar um sapato...

Chris, a Renata com o marido e a Nana. A minha colecao de pratos da boa lembranca aumentou bem com a ultima ida ao Rio, voltei com 3. Um deles foi presente da Evelyn.

Lai, Sueli, Eliana, Suely e Sergio, o marido dela que eh um dos varios pilotos brasileiros na Singapore Airlines.

As minhas super amigas que me ajudaram muito nesses dias : A tambem Miriam, a Miriam "chef" de verde e a Patricia


A Tania e a Patricia (outra) e o presente lindo que elas me deram.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home