The Adventures of a Trailing Spouse

Sunday, October 21, 2007

Phuket, Tailandia


Nossa, ja tinha recebido 2 mails me cobrando aonde estava o texto de Phuket ?!! Nao deu tempo durante a semana e nesse fim de semana o blogspot estava com problemas, nao consegui postar fotos. So consegui agora que ja eh domingo a noite aqui.

Voltando ao assunto : Meus filhos tiveram um “ Fall Break” na escola na semana passada. Todas as escolas europeias tem esse semana de ferias, eh a primeira vez que eles tem. Acho boa essa paradinha porque coincide com o final do primeiro bimestre e funciona pra recarregar as baterias. Escolhemos outro lugar da Asia para conhecer: Phuket, uma ilha na Tailandia que fica so a 1 h e meia de voo de Cingapura.

Phuket ficou bastante conhecida com o tsunami de final de 2004 porque foram de la as imagens que apareceram em todas as TVs. Segundo nos informamos, a primeira onda bateu nas praias bem fraquinha, todos os turistas pegaram suas maquinas que estavam a mao e por isso foi tao registrado, muitos foram mesmo ate o mar olhar de perto o que estava acontecendo. Os hoteis que tinham gente mais esperta viram o mar “secando” antes de formar a grande onda e gritaram para as pessoas correrem. E eu tenho amigos brasileiros aqui que estavam la e correram feito uns loucos pra uma parte alta e la ficaram por horas. Na vespera, o tremor de terra foi sentido no centro de Phuket. Foi uma sucessao de erros em uma tragedia que poderia ter sido minimizada. Nas ilhas perto de Phuket como PhiPhi tinha aproximadamente 2000 barcos com turistas no mar. Alem de ser epoca de ferias - 26 de dezembro , a alta temporada la vai de novembro a fevereiro porque chove menos. E a onda levou 45 minutes para ir de Phuket a Phi Phi. E nao houve nenhum tipo de aviso.

Queria muito conhecer Phuket, ha quem diga que sao as praias mais lindas do mundo. Mas pensei que fosse encontrar um lugar com a energia um pouco pesada , sou meio sensitiva pra essas coisas. Mas nao, o clima esta bom, tinha turista de tudo quanto eh lugar do mundo, nos divertiamos tentando adivinhar que idioma as pessoas falavam. Gente de terceira idade, familias inteiras, muitas criancas pequenas, amigos e muitos, mas muitos casais em lua de mel. Os tailandeses sao um povo muito simpatico, sorridente, tudo eh juntar as maos, abaixar a cabeca e thank youuuuuuuu ou perguntar “how may I help youuuuuuuuu?”, tudo o que a gente pede eh atendido com um sorriso, tudo pode, tudo se da um jeito.

Fui com as criancas antes, na terca feira de manha, o Sergio foi so quinta a noite por causa do trabalho. Pegamos um hotel indicado por uma amiga, o Dusid que nao eh de cadeia conhecida, nao eh dos mais caros, mas funcionou muito bem. Nos pegaram no aeroporto e no carro ja ganhamos uma toalinha gelada com um perfume de limao delicioso para nos refrescarmos. Chegando ao hotel, cada um de nos ganhou um arranjo de orquidea e jasmim, outro perfume delicioso tambem. Sentados no sofa tomando um cha gelado eh como se faz check-in, ninguem faz nada em pe. Fui avisada que ganhei upgrade, um quarto com vista pra vista pro mar ! Pensei no pouco que paguei porque fiz reserva num super site de descontos da internet, lembrei do tsunami e : vista pro mar ?? oh, (eu meio surpresa) how lovely, thank youuuuuuuu!

E as praias ? Nem conheci todas, afinal fomos pra relaxar e nao pra fazer ritmo de excursao. No dia seguinte a chegada, ja que o tempo estava muito bom, saimos de barco pra ilha Phi Phi. Outubro eh o final da temporada de chuvas ou o comeco da seca, depende da sorte. Essa ilha todos ja devem ter ouvido falar, eh bem famosa. La foi filmado A Praia com Leonardo di Caprio. Nem vi o filme, mas o lugar eh mesmo lindo. Depois que o Sergio chegou, pegamos outro passeio de barco a ilha Phang Nga, aonde foi filmado James Bond e o Homem da Pistola de Ouro, dai virou a ilha do James Bond. Se voces me perguntarem : Sao as praias mais lindas do mundo mesmo ? Bom, existem praias e praias, ai tambem vai de acordo com o gosto pessoal. La o legal sao as pedras na agua formando baias. Areia mesmo, nao tem muita nessas ilhotas famosas. O mar as vezes eh de cor esmeralda, isso eu acho lindo. Tenho uma queda especial por praias com mar turqueza transparente, areia branca e verde em volta, por isso as praias mais bonitas pra mim ainda estao nas minhas ilhas favoritas do Caribe. Nao conheco Fernando de Noronha que pelas fotos tambem tem mar dessa cor.

Mas qual eh a praia do mundo que a gente sai do hotel e tem elefantes passeando na areia ao seu lado e mais adiante na areia mesmo tem uma (nao, varias) loja de alfaiate que faz qualquer roupa- terno pra trabalho a copia de vestido de festa - pra voce em 2 dias ? E a vendedora insiste pra eu levar a canga e aparecer pra pagar quando eu puder ? E do lado numa birosca com cara duvidosa se come o melhor camarao com curry vermelho ? Super barato, nao cobra servico e no final ainda traz um prato de frutas de cortesia ? Essa eh a graca de viajar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home