The Adventures of a Trailing Spouse

Saturday, January 13, 2007

Cidade do Cabo


Nos assentos a nossa frente do voo de Cingapura a Cid. do Cabo estava um casal com um bebe fofo de uns 4-5 meses. Nas muitas horas nesses voos, eu sempre fico imaginando o que as pessoas vao fazer, para aonde estao indo, qual seria a historia da vida deles. O Sergio diz que eu sou bisbilhoteira, eu digo que faco eh observacao sociologica.
Meu palpite foi que o casal era sulafricano expatriado em Cingapura e estava trazendo o rebento para a familia conhecer. Quando o aviao chegou a Cid. do Cabo, o dia estava lindo (la eh seco nessa epoca). Eu era a sortuda da familia que estava na janela. O cor do mar, as montanhas, nossa como essa cidade eh linda mesmo… Nao pude deixar de olhar a cara dos meus vizinhos de frente. O pai olhando pela janela aquela vista ficou com os olhos cheios de lagrimas. A mae observava contente, mas pra mim, sem tanta emocao. Eu disse ao Sergio, ele eh sulafricano, ela nao. Eh claro que depois tive que confirmar minhas suspeitas discretamente olhando de onde eram os passaportes deles. O dele, de la, o dela da Uniao Europeia. E la fora pude presenciar o encontro deles com a familia, avos, priminhos, etc que esperavam no aerporto.
Confesso que fico com inveja quando vejo familias enormes esperando no aerporto. Eu sei que a gente vai virando expat velho e ninguem espera mais. Ou a gente esta indo demais ao Rio e ja nao tem mais graca a nossa chegada. Mas tambem sei que ninguem merece pegar a Linha Vermelha para nos buscar, entao nem sou louca de pedir.

Mas voltando a Cidade do Cabo. Existe uma teoria geologica que ha 200 milhoes de anos a Africa e a America do Sul eram um so continente. E que a regiao do Rio de Janeiro e Cidade do Cabo era uma so e por isso se parecem tanto. Mas a nossa cidade maravilhosa que se cuide, a Cidade do Cabo eh muito linda… O mar tem um azul, a areia das praias eh branca. As montanhas sao preservadas (as favelas estao em outro lugar). A cidade eh muito limpa, uma surpresa. Nao tem nada parecido com transito la. Nao eh grande, nao tem um centro exatamente moderno, o aeroporto nao eh grandes coisas, mas eles estao correndo atras ja que a Copa de 2010 esta programada pra ser la e se eles nao conseguirem, a Australia esta na fila.
Pra completar, eh um otimo lugar pra quem eh apreciador de boa comida e bom vinho. A 40 minutos do centro estao os vinhedos. O vinho sulafricano eh bastante bom e muito barato. Visitamos 2 vinhedos, fizemos o tour por uma fabrica e fomos almocar no restaurante de um deles. Lugar lindo, super agradavel, fazia lembrar a Provence.
Tambem comemos num restaurante tipicamente africano, aonde fizemos degustacao de comidas de todo o continente, com todo o ritual local. Gostamos muito.
Achei as pessoas muito simpaticas. Tive que concordar com o guia que lemos, na Cid do Cabo a integracao de racas pos Apartheid ainda nao se ve muito. Quero dizer, em muitos lugares viamos so brancos. Em outros , so negros. Quando eu entrava num restaurante ficava olhando se tinha negros comendo. Em uns nao vi nenhum, mas em outros como no do vinhedo, vi mesas de negros e mesas mixtas, o que me deixou contente. Parece que em Johannesburg a integracao eh mais visivel, mas nao posso dizer porque nao chegamos a conhecer a cidade.
O hotel que ficamos era pequeno e gostoso, ficava em frente ao mar numa area que parecia ser boa pra morar. Alugamos um carro e eh moleza andar por la, agora entao que dirigir a esquerda eh facil pra gente. Fomos ao Cabo da Boa Esperanca, uma grande area preservada. Visitamos a praia privativa dos pinguins. O Waterfront faz lembrar o pier de San Francisco, muito legal.
E agora, deixo pra vcs tirarem suas proprias conclusoes vendo as fotos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home