The Adventures of a Trailing Spouse

Saturday, November 11, 2006

Ez*link







O meu ponto de onibus preferido.










Aqui a maioria das pessoas nao tem carro, ja contei isso. E tambem quando queremos um temos que pedir o direito de comprar. Eh a maneira que o governo tem de manter o transito razoavel. E eu nunca vi nada parecido com congestionamento aqui. No maximo muito movimento nas horas de rush.

Eh claro que isso eh possivel porque o transporte publico funciona muito bem, tem uma rede bastante boa de onibus e metro/trem (parte eh subterraneo e parte nao) . Estao augmentando a linha do metro, por exemplo, nao tem nenhuma perto da minha casa, vai ter daqui a uns anos. A mais perto eu levo uns 5 min de carro, muitas vezes deixo e apanho o Sergio la.

Depois de morar em lugares que eu nao andava de onibus nunca, estou adorando andar de onibus aqui. Acho que estava com saudades do tempo que eu ia de onibus pra trabalhar em Xerem (no pe da Serra de Petropolis) ou em Pedra de Guaratiba... Quando eu vou pra Orchard por exemplo, eu nunca vou de carro, prefiro deixar em casa. La eu teria que achar um estacionamento nos malls ou estacionamentos publicos porque ninguem larga carro em qualquer lugar. Nos publicos temos que colocar um papelzinho que compramos previamente perfuramos com o tempo que vamos ficar. Conclusao, eu prefiro andar de onibus ate porque aqui eh muito bom.

Ando uns 8-10 min da minha casa ate o ponto, essa parte nao eh um exatamente mole porque tem subida em boa parte do caminho, mas eu acho bom exercicio (e em compensacao na volta eh descida). O ponto de onibus eh coberto e tem bancos. O tempo que o onibus pode demorar eh estabelecido e esta escrito. O ponto eh geralmente recuado e eles entram um a um e jamais passam por fora correndo. Nas ruas em que o ponto nao eh recuado, tem um quadrado limitando o ponto no chao e nao podemos parar ali de jeito nenhum com o carro. Tambem esta desenhado o espaco que o onibus necessita para sair do recuo e ninguem pode atrapalhar.

Nao usamos dinheiro pra pagar, temos um cartao chamado ez*link que compramos e vamos colocando $ na medida que necessitamos. Entramos no onibus e passamos esse cartao num sensor. Ele te diz quanto voce tem de credito ainda. Bom, ai eu sento - raras vezes tive que ficar um tempo de pe e tem ar condicionado, as vezes ate meio exagerado. Geralmente tem TV tambem. Quando os onibus sao de 2 andares, tem uma tela que informa quantos acentos disponiveis tem pra ninguem subir a toa. O motorista dirige tranquilo ja que o transito flui, ele esta no ar condicionado, ninguem faz sinal fora do ponto ou pede pra descer antes porque ele nao para mesmo, ou seja nao acredito que seja um trabalho muito extressante. Entao eu sempre aproveito pra ler. So que em 10 minutos eu ja cheguei aone eu quero ir, na aula de Ingles ou em algum almoco. Ah, na hora de descer, passamos de novo o cartao pelo sensor, assim pagamos exatamente so o trajeto que andamos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home