The Adventures of a Trailing Spouse

Sunday, November 05, 2006

Bangkok, cidade dos anjos

Vista do quarto do hotel

Aproveitamos os ultimos feriados (Depavali e Hari Raya) para fazermos a nossa primeira viagem pela Asia. Tem tanta coisa por aqui que ficou dificil escolher pra aonde a gente iria primeiro. Resolvemos entao escolher uma cidade que fosse exotica e bem “asiatica” e nos mandamos para Bangkok. Fica a 2 horas de voo daqui. O aeroporto de la foi recem inaugurado, eh muito bonito, paredes de vidro, jardim interno, lojas apetitosas, mas o funcionamento ainda esta meio enrolado.

Eu estava super animada para conhecer a Thailandia, mas desta vez resolvemos ficar so pela capital para conhecermos bem. O nosso hotel ficava na beira do rio Mae Nam Chao Phraya (um dos Sheraton que tem la). Recomendo ficar la, preco bom e ao lado tem uma parada do barco que eh como se fosse um onibus e eh a melhor maneira de se locomover nessa cidade. Nos deram um quarto no 24 o andar e a vista era linda a noite.

Ficamos la quase 5 dias e nao paramos. Andamos muito e estava um calor horrivel, acho que pior que Cingapura. Terminavamos os dias bem cansados. Ao lado do hotel tinha um restaurante com um spa no andar de cima e nos fomos 2 vezes (ate o Gabriel) para fazermos uma massagem thai que eh maravilhosa para se recuperar do dia!

A cidade eh fascinante e muito louca. O transito intenso, os tuk-tuks (aqueles carrinhos minimos sem laterais), os vendedores que fazem comida na rua e vendem de tudo faz lembrar Mexico. So o cheiro que muda, ao inves de tacos e tamales, eh o cheiro de curry verde e jasmim. Eu adorei o aroma da comida thai. Alias, o gosto tambem.

No meio disso tudo, centenas de monges de la pra ca, muitos templos Budistas, gente rezando e cantando, uma incrivel mistura.

Os Tailandeses sao um povo muito alegre, respeituoso, sempre cumprimentando e agradecendo juntando as palmas das maos na altura entre o nariz e o queixo e curvando a cabeca. Tirando os aplicadores de um golpe velho conhecido dos turistas e que esta escrito em qualquer guia - de dizer que os templos estao fechados para nos mostrarem uma lojinha de souvenirs enquanto nao abre e ganhar uma comissao - nao eh um lugar perigoso.

Eles tem verdadeira adoracao pelos reis, tem retratos deles por toda a cidade e pelo menos metade da populacao estava sempre com uma camiseta amarela que era a comemorativa aos 60 anos de atual reinado. Nao se ve nada do golpe militar que teve ha pouco mais de 1 mes porque o primeiro ministro andou roubando bastante, segundo dizem. Nos ate pensamos em desistir de ir pra la (ainda bem que nao porque estava tudo calmissimo).

Acho que visitamos todos os templos Budistas legais listados no Lonely Planet. Eu ja tinha entrado num em San Francisco, mas estava vazio. Em Bangkok eles estao lotados de gente rezando, turistas tirando fotos, gente falando e monges meditando e orando. Muitas vezes em volta sempre tem gente cantando.

Pra entrar nos Templos temos que estar vestidos decentemente - nada de bermudas ou camisetas sem mangas. Tambem nao gostam de chinelos mesmo em volta do Templo. E pra entrar no templo mesmo, eh claro, temos que tirar os sapatos.

No Grande Palacio que eh aonde tem o Wat Phra Kaew - aonde tem o Buda de Esmeralda que na verdade eh de jade, eles sao mais rigorosos. Estava um calor infernal, eu levei umas saias justamente para nao colocar bermudas e coloquei uma camiseta sem manga, mas levava um rebozo mexicano que eh um xale enorme que dei a volta e nao se via nada de pele ate os cotovelos. Ai na entrada o guarda me disse que mulheres caucasianas nao podiam entrar assim. (eu entendi que nos nao nos comportamos e damos um jeito de tirar o xale do lugar). Entao eu tive que alugar uma camisa (IRC!) e colocar por cima. O Sergio e o Gabriel andavam de bermudas mas levavam uma calca na mochila que colocavam antes de entrar em cada templo. Ai no Palacio tambem nao gostaram da calca jeans do Gabriel porque tinha 2 discretos rasguinhos. O Palacio eh um lugar de respeito, nao da pra entrar rasgado. Tivemos que pegar uma calca pra ele tambem. Mas la dentro, a gente ate se esquece do calor e das roupas dos outros. O lugar eh lindo. Tudo eh magico. Eu adorei.

Tambem tem o Wat Pho que eh um Buda recostado que mede 46 metros de comprimento e 15 m de altura e o Wat Arun que fica na beira do Rio. E fomos a varios outros. Achei que eu ia sonhar com Buda a noite.

Fomos a Ayuthaia que fica a 85 Km de Bangkok e era a capital antiga ate ser invadida por Burma no sec XVIII. Os Templos que estao em ruinas sao em estilo Cambodiano e sao bem bonitos. Valeu super a pena ir ate la.

Mas Bangkok tambem eh famosa para compras. Muita seda - eh bom pra se comprar cortes de tecidos, almofadas, alem de pashiminas, etc mas tambem eh famosa tambem pelas coisas "fakes". Tem um shopping de nao sei quantos andares so de coisa falsificada. Totalmente lotado de gente e insuportavel. As criancas compraram umas camisetas e bones de farra, mas eu queria era sair correndo. Mas tem um bazar a noite que tem de tudo e eh bem divertido passear e barganhar. Eh assim, eles pedem 1000 baths, voce oferece 100 e vao discutindo. As vezes eles tem dificuldade de falar Ingles e digitam na maquina de calcular. Ai vc diz que nao e digita outro valor. Ai vamos ate chegar a um acordo.

Tambem fomos a um mercado flutuante que fica a mais de 1 hora de distancia da cidade. Nos canais do rio, varios barcos vendem de tudo. Infelizmente perdeu um pouco o tradicional e agora eh muito turistico, vendem mais artesanato que frutas, mas valeu a pena ir assim mesmo.

Com certeza, recomendo que as minhas futuras e benvindas visitas incluam uma ida a Bangkok no seu roteiro, eh de verdade uma cidade inesquecivel.

1 Comments:

• At 8:36 AM, Blogger Eliana said…

Primeiro comentário do Blog novo: o Blog velho ainda existe, eu vi!

Sinto que a Marcia está começando a ter dificuldades com o Português. Deve ser uma mistura de idiomas muito grande e de vez em quando alguma coisa sai meio que "traduzida". Também noto que ela usa algumas palavras como se fossem muito óbvias para nós e que eu pelo menos não tenho a menor idéia do que seja.