The Adventures of a Trailing Spouse

Tuesday, March 17, 2009

Agra e o sari

Quem viu Slumdog Millionaire lembra quando os meninos chegaram a Agra, olharam o Taj Mahal e chegaram a conclusao que so poderia ser um hotel. Eles estavam olhando dai. Nos impressionou como Agra eh uma bagunca, cheira mal, nao tem uma rua pra andar, nao tem um mercado de artesanato pra gente passear sendo que tem o Taj Mahal que eh o monumento mais importante da India e recebe milhares de visitantes por dia. Atras do palacio esta esse rio bem sujo.





Mas o Sergio inventou de ver o Taj pela parte de tras, o que nao eh importante ja que ele eh simetrico, ou seja nao muda nada. Mas a paisagem em volta...





Ai iam construir outro palacio, mas so existe um pequeno jardim bem simetrico em relacao ao Taj.






O que me incomodou eh como nao cuidam dessa cidade. Eh tao facil inventar coisas pra turistas, criar um minimo de estrutura. Ai do outro lado, tudo poderia estar limpo, poderiam fazer um bar/restaurante de bom gosto, seria lindo assistir ao por do sol dai. Poderiam cobrar mais caro pela nossa entrada no Taj e fazer algo pela cidade.





Na entrada desse jardim, meninos tomam banho com agua de poco ? Essa foto me lembra o Brasil.





Isso ai tambem apareceu no Slumdog. Eh aquela cena quando roubam os pneus do carro dos turistas. Ai as roupas sao lavadas e colocadas pra secar.





Essa roupa rosa eh a "roupa das solteiras".
































Pra aumentar a confusao, nesse dia era um festival hindu, todos estavam indo ao templo.






Indianas nao usam decotes, nao usam mini saias nunca, mas mostrar a barriga nao eh problema. A blusa do sari eh na verdade uma mini blusa. A mulher ate pode enrolar o tecido de maneira que nao apareca a barriga, mas isso nao eh importante. Mesmo que ela nao seja magra.





A entrada do templo






Eh claro que ja vim com a ideia de comprar um sari. Primeiro, eu acho lindo. Segundo, se eu tenho um Au Dai vietnamita, um quimono japones, porque nao teria um sari ? Depois de ver todas essas mulheres, chego a conclusao que mais do que em outras roupas, no sari a cor eh tudo. Resolvo que quando eu olhar um que a cor me encante e seja num lugar que me desperte confianca, eu vou comprar. E tambem depois de pesquisar os precos porque eu nao tinha ideia do quanto custaria la.





O saria eh na verdade de 5 a 6 metros de tecido que elas enrolam no corpo. Nao tem costura. Quem quiser, pode ate pedir uma costureira pra deixar meio pronto, mas ai qual eh a graca ?





Por baixo vai a tal blusinha curta e uma saia de algodao. Ou seja, ninguem menos treinada corre o risco de ficar pelada na rua.





Essa eh a dona da lojinha (minima), ela me mostra as varias maneiras de enrolar o sari. Nao eh necessario deixar a barriga de fora. Pode se cobrir a cabeca dependendo do lugar que vamos.

















OK, gostei. Ela ja tinha a saia e poderia confeccionar a blusa pra mim. Tira minhas medidas, eu peco a blusinha um pouco mais comprida (ela diz nao), peco um pouco mais decotada (nao, so se for atras). Ela vai fazer o acabamento do tecido e diz que entrega tudo no meu hotel a noite ja que no outro dia iriamos pra Jaipur. Eu deixo tudo pago, saio com o telefone deles e confio. a noite, conforme combinado, chega direitinho. Adorei !





O encantador de serpentes I





O encantador de serpentes II.






Na verdade, dizem que as cobras sao surdas e elas se mexem porque ficam assustadas com o instrumento.





O nosso hotel em Agra era legal, nada demais, mas tinha um spa lindo que ate tinha ganhado um premio. Marcamos uma massagem relaxante, eh muita informacao pra poucos dias.












Ainda o spa.





0 Comments:

Post a Comment

<< Home